Logo Disk Infortel

ACES NÃO CONCORDA COM TOQUE DE RECOLHER E AFIRMA QUE ESTADO ESTÁ NA CONTRAMÃO!

01/03/2021 às 13:53

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sugeriu, agora a pouco, o toque de recolher em todo estado e outras medidas mais restritivas para combater o avanço da pandemia pela COVID-19. Mendes se manifestou em reunião com os prefeitos, lideranças e a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) também participou. 

Cleyton Laurindo, presidente da ACES, afirma que a entidade não concorda com as novas medidas de restrição. “O toque de recolher restringe o horário de funcionamento das empresas e isso aumenta a aglomeração”, pontua o presidente ao ressaltar que “a decisão precisa ser ao contrário para que haja a diminuição do número de pessoas no comércio”.

Segundo Cleyton, a prefeitura de Sinop não tem escolha e deve seguir as medidas impostas no novo decreto Estadual. “O que pode ser feito é o município adotar medidas ainda mais restritivas, mas não podem flexibilizar a decisão do Estado”

Na reunião governador falou sobre o quadro atual da pandemia e apresentou dados estatísticos que justificam a decisão tomada. “Sabemos que a maior parte da população está seguindo corretamente as medidas de combate a COVID-19 e essa decisão do governo é para que haja uma conscientização coletiva e mais mudança no comportamento, mesmo que para isso necessite de medidas mais impositivas”, afirma.

Mauro afirmou que o estado está com 87.5% de ocupação das UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e que foram abertos 70 novos leitos entre janeiro e fevereiro. Além disso, o governo trabalha com a possibilidade de ampliação da estrutura de atendimento com 50 novos leitos de UTI no estado, entre eles a reativação de 10 leitos do Hospital Regional de Sinop. 

A proposta do governo é adotar, por 15 dias, as seguintes medidas, de forma impositiva:

✅ Funcionamento do comércio e atividades em geral:
Segunda a sexta: das 5h às 19h 
Sábados: das 5h às 12h
Domingo: tudo fechado
Exceções: Farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias

✅ Toque de recolher: das 21h às 5h

✅ Supermercados: apenas 01 pessoa por família

✅ Multa: Projeto de lei prevendo multa de 180,00 para pessoas físicas e com valor proporcional para pessoas jurídicas (por aglomerações e por desrespeito ao toque de recolher)

✅ Delivery: até 22h todos os dias (governo vai avaliar os questionamentos solicitando extensão desse horário)

✅ Transporte coletivo: autorizado, bem como uber e táxi

✅ Escolas: dado o compromisso geral das escolas na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades.

✅ A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares.

Voltar
Nova Infortel