É bem provável que você ou alguém que conheça já tenha tido conjuntivite, uma condição bastante comum que ocorre devido à inflamação ou irritação da membrana fina e transparente que cobre a parte branca dos olhos.
As causas da conjuntivite podem variar desde alergias, provocadas por fumaça, maquiagem ou cloro de piscina, até infecções causadas por bactérias ou vírus.
Quando a conjuntivite é bacteriana, um dos principais sinais são as secreções volumosas e de cor amarelada, sendo o contágio muitas vezes facilitado pelo toque. Já na conjuntivite viral, as secreções tendem a ser mais claras e esbranquiçadas, e podem ser acompanhadas por sintomas como febre e dor de garganta.
O tratamento vai depender da causa da infecção. Para as formas viral e bacteriana, é essencial seguir as orientações médicas, que podem incluir colírios específicos ou antibióticos. Na conjuntivite alérgica, o uso de colírios antialérgicos e evitar o contato com alérgenos são as melhores formas de controle.
Se você ou alguém da sua família estiver apresentando sintomas de conjuntivite procure agendar uma consulta com o Dr. Rafael Braga (@drrafaelbragaoftalmo), oftalmologista da Clínica Humana que buscará um tratamento ideal para o seu caso.
Agende já e cuide da sua saúde ocular!