Logo Disk Infortel

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESCRITURA E REGISTRO DO IMÓVEL

28/12/2022 às 16:15

Nesse momento você deve estar se perguntando qual é exatamente a diferença entre registro e escritura, correto? Antes de tudo, saiba que um não substitui o outro, pois são dois elementos distintos com objetivos diferentes.

A escritura concede apenas o direito de uso do imóvel, sem que necessariamente você seja dono dele. A posse é reconhecida somente quando há a atualização do registro do imóvel. Por isso, em um processo de compra e venda, é necessário cuidar primeiro da escritura e depois do registro.

Geralmente, o prazo para a conclusão do registro é de 30 dias após a regularização da escritura. Caso o imóvel seja financiado, a escritura será substituída pelo contrato com o banco, já que o documento será emitido após a quitação.

Por que é importante estar com toda a documentação em ordem?

Tanto a escritura, quanto a matrícula e o registro do imóvel devem estar sempre em dia para evitar dores de cabeça. A matrícula do imóvel é um certificado de propriedade que atesta o fato de você ser o proprietário. Por isso, é fundamental para garantir a segurança da transação, sendo benéfica para ambas as partes do contrato.



Entre em contato!

Voltar
Nova Infortel