A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundial e afeta quase 30% da população brasileira. Vários fatores são responsáveis pelo aumento de probabilidade de você ter o problema, como, por exemplo, condições genéticas.
Existem algumas atitudes que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver a doença, veja a seguir 5 delas:
-ALIMENTE-SE BEM.
Uma dieta rica em nutrientes e antioxidantes ajuda bastante a manter o perigo da catarata longe. Uma dieta saudável deve fazer parte da vida de todo mundo, afinal.
-Proteja seus olhos do sol.
A incidência de raios ultravioleta é um agravante para a possibilidade de desenvolver catarata. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% desses raios. Especialmente se sua atividade profissional envolve exposição ao sol.
-Mantenha o diabetes e a pressão alta sob controle.
O mau controle do diabetes bem como da hipertensão está associado ao desenvolvimento da catarata. Por esse motivo, procure manter essas condições sob controle.
- Não exagere na bebida.
Assim como o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas também pode impactar a sua saúde ocular e aumentar as chances de desenvolvimento da catarata.
- Visite regularmente o oftalmologista.
A catarata é uma doença silenciosa, que evolui aos poucos e por isso nem sempre é possível percebê-la de imediato. Não deixe de informar ao médico especialista tudo sobre seu histórico familiar e os hábitos diários, incluindo as suas atividades no trabalho.
A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos. Por isso, os métodos de prevenção juntamente com bons hábitos são tão importantes para a saúde de nosso olho.